quinta-feira, 30 de outubro de 2014

30 de Outubro DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA 2014


30 de Outubro
DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA

TOME CONTA DE SI!
- Faça exercício regularmente.
- Mantenha um peso saudável e uma dieta - variada, rica em frutos e vegetais.
- Reduza o mais possível o seu consumo de álcool e não fume.
- Visite o seu médico, para um exame clínico da mama, uma vez por ano.
- Participe no Programa de Rastreio do Cancro da Mama. Se o Programa ainda não chegou à sua zona, peça ao seu médico para fazer uma mamografia de 2 em 2 anos, a partir dos 45 - 50 anos.
- Conheça a sua mama e aprenda o que é normal, ou anormal, no seu caso. Sempre que notar alguma anomalia, consulte o seu médico

SINAIS DE ALERTA:
• A detecção de um nódulo (caroço) à palpação.
• O aumento progressivo e assimétrico de uma das mamas.
• Alterações cutâneas (depressão, espessamento ou endurecimento da pele) localizadas.
• Retração de um dos mamilos.
• Corrimento (branco, amarelado ou sanguinolento) mamilar.
Em todos estes casos, deverá recorrer de imediato ao médico.

MAMOGRAFIA
Uma mamografia (basicamente uma radiografia da mama) é usada para visualizar e detetar o cancro ou outros problemas mamários, a tempo de serem tratados o mais rapidamente possível. Como o cancro da mama é mais comum em mulheres com mais de 50 anos de idade, as mulheres que se incluam na faixa etária entre os 45 - 50 e os 69 anos são aconselhadas a fazer mamografia de 2 em 2 anos.

Fonte: http://www.laco.pt/



Mitos ou Verdades acerca do Cancro da Mama

1) DESODORIZANTE / ANTITRANSPIRANTE – Não há nenhum estudo científico que comprove uma ligação entre antitranspirantes ou desodorizantes com alumínio e cancro da mama.

2) SOUTIEN – pode usar, não usar, usar com aros, sem aros, ao dormir, preto, rosa – o que quiser porque o seu soutien não vai causar o cancro da mama.

3) “LEVAR UMA PANCADA” NA MAMA – Uma lesão, após queda ou atingimento no peito , não causará cancro da mama. Pode provocar hematoma e edema na mama, o que as pode tornar sensíveis ou dolorosos ao toque.

4) PINTAR O CABELO OU USAR CHAMPÔ – Não há estudos científico que comprovem uma ligação entre produtos cosméticos e cancro da mama.

5) STRESS – sem dúvida que o stress não é bom para a nossa saúde, porque dormimos mal, comemos pior, podemos abusar da cafeína, nicotina e álcool e não prestamos a devida atenção à saúde; mas o stress não causa cancro da mama.

6) EXERCÍCIO FÍSICO – A prática de exercício físico moderado e regular reduz os níveis de gordura corporal.A gordura corporal está relacionada com o aumento da produção de estrogénios, que por sua vez está relacionado com o cancro da mama. A manutenção de um corpo relativamente magro (pouca gordura e não apenas leve) é importante para a prevenção do cancro da mama.

7) TAMANHO – O cancro da mama pode afetar mulheres com mamas pequenas, médias ou grandes – qualquer tamanho. O tamanho não importa.

Por enquanto, não há nenhuma causa primária do cancro da mama. A única coisa que podemos fazer é tomar conta de nós, mantendo estilos de vida saudáveis e seguindo os conselhos para uma detecção precoce.

Fonte: http://www.laco.pt/



Vídeo informativo:


Fonte: Da colecção [IN VIVO]: uma coleção de documentários focada na prevenção dos cancros mais frequentes em Portugal. Foi concebida e produzida por investigadores da Unidade de Divulgação do IPATIMUP, com a preciosa colaboração de especialistas clínicos e investigadores externos e um conjunto de entidades públicas e privadas que se empenharam ativamente na concretização deste projeto.(https://www.youtube.com/watch?v=rBD4GlqIlpM)

Sem comentários:

Enviar um comentário